joomla mootools

O Joomla 1.5 usa por padrão a versão 1.1 do mootools e isso dificulta muito quando queremos usar plugins do mootols mais atualizados em nossos templates. Nesse artigo, ensinarei como atualizar a versão do mootools sem comprometer as funcionalidades do administrator do joomla, que usa plugins 1.1

O maior problema em modificar a versão do mootools são as quebras das funcionalidades que estão no backend. Além disso tem o componente de usuários (com_user) que usa um script de validação nos formulários.

Bem, mesmo com esses problemas é possível retirar ou adicionar qualquer script no seu template sem interferir em qualquer funcionalidade do backend. O Joomla guarda todas as chamadas para os scripts em um array que são incluidos no seu template na hora em que você insere o head (<jdoc:include type=”head” />), tudo o que temos que fazer é manipular esse array, inserindo e retirando qualquer script que quizermos. Veja como:

<?php
$headerstuff = $this->getHeadData(); // pega os dados do cabeçalho
unset($headerstuff['scripts'][$this->baseurl.'/media/system/js/mootools.js']); // remove mootools 1.11
// Insere o novo mootools
$headerstuff['scripts'] = array_merge(
array(
$this->baseurl.'/media/mootools-1.2.4-core-yc.js' => 'text/javascript',
$this->baseurl.'/media/mootools-1.2.4.2-more-yc.js' => 'text/javascript',
), $headerstuff['scripts']
);
$this->setHeadData($headerstuff); // carrega as modificações efetuadas

Pronto, a partir daqui você já tem o mootools mais atualizado em seu Joomla, para uma melhor organização sugiro que ponha todos seus scripts dentro da pasta media que fica na raiz da instalação do Joomla e insira no array qualquer script a mais que for usar.