O Joomla 1.5 usa por padrão a versão 1.1 do mootools e isso dificulta muito quando queremos usar plugins do mootols mais atualizados em nossos templates. Nesse artigo, ensinarei como atualizar a versão do mootools sem comprometer as funcionalidades do administrator do joomla, que usa plugins 1.1
O maior problema em modificar a versão do mootools são as quebras das funcionalidades que estão no backend. Além disso tem o componente de usuários (com_user) que usa um script de validação nos formulários.
Bem, mesmo com esses problemas é possível retirar ou adicionar qualquer script no seu template sem interferir em qualquer funcionalidade do backend. O Joomla guarda todas as chamadas para os scripts em um array que são incluidos no seu template na hora em que você insere o head (<jdoc:include type=”head” />), tudo o que temos que fazer é manipular esse array, inserindo e retirando qualquer script que quizermos. Veja como:
<?php $headerstuff = $this->getHeadData(); // pega os dados do cabeçalho unset($headerstuff['scripts'][$this->baseurl.'/media/system/js/mootools.js']); // remove mootools 1.11 // Insere o novo mootools $headerstuff['scripts'] = array_merge( array( $this->baseurl.'/media/mootools-1.2.4-core-yc.js' => 'text/javascript', $this->baseurl.'/media/mootools-1.2.4.2-more-yc.js' => 'text/javascript', ), $headerstuff['scripts'] ); $this->setHeadData($headerstuff); // carrega as modificações efetuadas
Pronto, a partir daqui você já tem o mootools mais atualizado em seu Joomla, para uma melhor organização sugiro que ponha todos seus scripts dentro da pasta media que fica na raiz da instalação do Joomla e insira no array qualquer script a mais que for usar.
Lembrando que alguns templates usam o caption.js que não funciona com o MooTools 1.2!
unset?????
sim, uso o unset pra destruir a variavel que traz o caminho do mootools 1.1, logo depois carrego o mootools 1.2 para dentro do mesmo array
Muito bom Mamura o post, lembro de uma vez procurar bastante até encontrar essa solução no google.
O problema que eu vejo aqui é o mesmo que o João Neto citou, além do caption tem também o modal window e o os tabs se vc precisar.
Claro que quase nunca usamos essas 3 coisas… mas pelo menos é bom saber.
Outra coisa também é remover esse arquivo já que eles são usados em poucos casos.
Vou falar disso no meu blog e citar o seu artigo aqui, um complementa o outro.
tables e accordion funcionam perfeitamente mesmo depois da atualização do mootools. O modal basta usar outro qualquer, já o caption esse sim vai dá problema, mas com umas customizações nojs dele resolve facim. abs.
[...] que seu template está atualizado com o mootools 1.2, caso não saiba atualizar, tenho um outro artigo aqui no site que ensina como [...]
[...] Esse código foi uma adaptação do post do blog do Mamura. [...]
gostei muito eu precisava muito..
Mas sei que isso não tem nada ver mas insisto me colocar essa pergunta. bem pessoal eu quero saber como fazer um TAGS como aparece la em cima no lado direito dest site.ja fiz alguma pesquisa mas ainda não encontrei nada.
Jair, aquilo é o pluguin wp-cumulus, é um widget que é só instalar e configurar na sidebar.