Se você precisa migrar sua instalação do Magento, o que acontece requentemente com quem está desenvolvendo, deve se atendar em modificar as URLs bases do Magento, que estão guardadas em seu banco de dados, abaixo segue um passo a passo para isso.

O Magento possui duas configurações de URL: uma “unsecure” e outra “secure”. Ambas são definidas no momento da instalação e podem ser modificadas no próprio painel administador. O problema é que, quando mudamos o diretório no qual o Magento foi instalado, modificando assim a URL, nada funciona como deve. Isso porque os caminhos para todas as imagens, arquivos css, javascript, etc. ficarão setados de forma errada.

Corrigir esse problema é bem simples – há inclusive duas maneiras de se resolver rapidamente. A primeira maneira, que vejo como mais simples, é acessar o banco de dados da sua aplicação e modificar direto as URLs nos campos“web/unsecure/base_url” e “web/secure/base_url”, que ficam na tabela “core_config_data”. Depois disso, basta apagar todo o conteúdo da pasta /var/cache e… voila!.

Há uma segunda maneira; essa não é necessário mexer no banco de dados. Simplesmente modifique o nome do arquivo /app/etc/local.xml. Ao fazer isso, abra o Magento no browser e veja que ele já irá rodar o instalador. Não se desespere! Continue a instalação como se fosse um Magento novo, modificando apenas os dados da base_url. E quando a instalação terminar, o Magento funcionará perfeitamente, já com todas as configurações efetuadas no antigo endereço.

*Magento: software open source de gerenciamento de e-commerce.