Vou começar meu blog com um assunto no mínimo interessante para quem está começando com programação Web. Apresentarei o MySQL – “O banco de dados Open Source mais popular no mundo”.

O MySQL se tornou o mais popular banco de dados open source do mundo porque possui consistência, alta performance, confiabilidade e é fácil de usar. Atualmente é usado em mais de 6 milhões de instalações em todos os continentes ( inclusive na Antártica ), que vão desde instalações em grandes corporações a específicas aplicações embarcadas. Além disso, o MySQL se tornou a escolha de uma nova geração de aplicações, que utilizam o modelo LAMP ( Linux, Apache, MySQL, PHP ).

Hoje o MySQL está sob duas licenças a MySQL Community Server que está sob a licença GLP e a MySQL Enterprise sob uma licença comercial para os casos em que a sua utilização é incompatível com a GPL. Se quiser saber mais sobre as licenças do MySQL dê uma olhada no Wikipedia.

Mas onde eu baixo o MySQL ?
No site do MySQL existem diversas veresões para diversas plataformas que o MySQL suporta. Nesse artigo vou me restringir a instalação no Windows puro simples (se bem que acho mais fácil instalar em um Debian). A instalação no Windows é bem simples no estilo next > next > install. Agora, peço para que leiam as orientações a cada paço e coloquem o seu servidor para iniciar como serviço do Windows e adicionem o caminho do diretório BIN no Windows PATH, isso irá facilitar muito na hora de conectar no MySQL por linha de comando no Windows.

Se ocorreu tudo bem e Murphy não colocou seu dedinho em sua instalação é hora de testar e vê se tudo ocorreu bem:

1 – Vá em Iniciar > Executar (Ctrl + R) e digite cmd [enter]. Isso abrirá o programa de linha de comando do Windows.

2 – Agora, se você instalou seu servidor com os padrões Default, ele vai vir sem senha para o usuário root. Para testá-lo de fato e vê se está tudo funcionando digite:

mysql -u root -p[enter]

Se você não colocou senha nenhuma apenas aperte enter novamente e ele conectará. é assim que seu console deverá parecer.

Mysql em linha do comando

Mysql em linha do comando

Para sair do console MySQL digite quit, para obter ajuda digite –help