Passei um tempo meio distante dessa vida de desenvolvimento e principalmnte de e-commerce, mas agora que estou voltando a ativa, estou estudando recursos interessantissimos que voltarei a compartilhar constantemente aqui no blog.

Hoje eu vou mostrar um pouco de um serviço novo que a ClickTale, forcenecedora de sistemas de web analitics,  que está oferecendo uma solução que permite gravar em video a navegação dos usuários em plataformas de m-commerce, assim como visualizar mapas de cal0r que mostram os elementos mais importantes de uma página.

Por exemplo, os comerciantes podem ver como o comportamento dos usuários do sistema operacional da Apple (IOS) se difere daqueles que utilizam Android, ou até mesmo como a navegação dos consumidores varia conforme o tamanho da tela do aparelho.

“Você pode ver que 90% dos clientes que compraram um determinado produto ampliaram a imagem (zoom), ou que 90% rejeitaram uma mercadoria após ler sua resenha”, diz Shmuli Goldberg, evangelista sênior de tecnologia da ClickTale.

Para utilizar esse recurso basta inserir um javascript nas páginas que devem ser gravadas e pronto. Toda a análise ficará nos servidores da ClickTale e poderá ser acessada pelo seu painel administrativo. Confesso que não acho os valores dos serviços deles acessíveis, mas se eu tivesse uma loja com um bom faturamento utilizaria parte do lucro para investir nesses recursos de análise. Isso ajuda muito a entendermos o comportamento do nosso comprador e criar melhores estrtégias de conversão.

Se liguem no vídeo de apresentação do serviço:

Fonte: ecommercenews