É fato que nossa área é bem carente de bons porfissionais. Eu tenho contato pelas redes sociais vários ótimos programadores PHP, e em meio a eles, uns poucos que escrevem em blogs e multiplicam conhecimento mundo a fora. Então, resolvi escrever uma lista com os 15 blogs que valem a pena assinar o feed, escrever nos comentários e parabenizar os autores que dedicam parte do seu valioso tempo para ajudar os outros.

Só pra ficar claro, esses não são todos os blogs de progrmadores PHP que existem, são apenas os 15 que eu selecionei e me trouxeram mais valor, de uma forma ou de outra. Ah, todos eles são de brasileiros e a maioria escreve em português.

erikaheidi/

Essa moça é desenvolvedora PHP, conhece bastante sobre manipulação de imagens com PHP e é mais focada em projetos de mídia social. Desenvolveu o TwitterTools, uma biblioteca PHP que facilita a integração com o twitter utilizando OAuth. Além de tudo é linda…

Twitter: @erikaheidi

rafaeldohms/

Engenheiro da Computação e Evangelista PHP, além de membro ativo da Comunidade PHP. Ele ajudou na fundação de dois Grupos de Usuários de PHP ao longo do tempo e hoje compartilha a coordenação do PHPSP. Desenvolvedor, gamer e apaixonado por código ele também é host do primeiro podcast de PHP do Brasil: PHPSPCast.

Twitter: @rdohms

thiagobelem/

Se você quer aprender sobre CakePHP sugiro que conheça o Assando Sites, um curso que o Thiago faz inteiramente pela internet. E se precisar de mais informações sobre a linguagem, acessem o blog dele, é bonito, atrativo e bem variado.

Twitter: @tiutalk

garotosopa/

Um outro blog bem técnico que vale acompanhar. Conheci o blog desse jovem quando buscava artigos sobre FluentInterface e sigo o feed até hoje. A grande maioria dos artigos dele são ou serão úteis para você.

Twitter: @garotosopa

 flaviosilveira/

O blog do Flávio Silveira é um ótimo lugar para se encontrar artigos sobre codeIgniter e ZendFramework, embora ele não fale apenas disso. Banco de dados e desenvolvimento mobile são outros assuntos que você pode achar por lá.

Twitter: @flaviosilveira

galvao/

Esse é sem dúvidas um dos maiores nomes de PHP do país. Especialista em segurança, patriarca do PHPConference do Brasil, trabalha com internet a mais de 15 anos e mantém um blog com diversos artigos essenciais para quem rpograma nessa linguagem ou em qualquer outra.

Twitter: @galvao

zaip/

Site do desenvolvedor Alex Piaz. O cara é especializado em Drupal, mas no blog dele você achará desde artigos de Ufologia até receita de bolo de banana. Vale o clique.

Twitter: @zaip

adlermedrado/

Outro brother que faz muito pela comunidade. co-fundador da lista PHP-DF e PHP Brasil comunidades, ministra palestras e é especializado em Zend Framework.

Twitter: @adlermedrado

augustopascutti/

Um dos maiores “Jardineiro de Softwares”e mais um grande membro da comunidade PHP-SP. Entrem no blog dele e leiam. Sem mais.

Twitter: @augustohp

duodraco/

Outro monstro do PHP-SP, coordenador da bagaça e já contribui com o os eventos da comunidade de longa data. Seu blog trata de vários assuntos mais específicos do PHP e Orientação a Objetos, quem procura uma intimidade maior com a linguagem esse blog é um bom começo.

Twitter: @duodraco

eltonminetto/

Grande autor do livro Frameworks para Desenvolvimento em PHP, e Sócio da Coderockr. Um bom local para aprender um pouco mais de como programar melhor.

Twitter: @eminetto

ianntech/

Blog do mestre Ivo Nascimento, autor do PHP5Minutes, e vários artigos sore PHP, banco de dados, MVC, etc, etc.

Twitter: @ivonascimento

fititnt/

Um dos caras que eu mais considero na comunidade Joomla. Moderador do Fórum, organiza a comunidade de Joomla do Brasil, apoia, dissemina, multiplica o conhecimento, ajuda tanto quem está começando quanto já é avançado. Se você quer ser um especialista em Joomla, não pode deixar de conhecer esse site.

Twitter: @fititnt

fgsl/

Site do Flavio Gomes, autor do Livro de Zend Framework, que para qualquer pessoa que precise trabalhar com esse framework vale a pena comprar.

Twitter: @fgsl

escolamagento/

A princípio eu iria colocar aqui o blog do “mario sam”, mas vi que ele estava indisponível e o autor me informou que tinha migrado todo o conteudo para o seu novo projeto oficial. Isso não desmerece o link, pelo contrário, o que era um blog passou a ser um gande canal de ajuda para quem quer trabalhar com magento

Twitter: @mestresam